Emilio Bonadio desfila coleção eco-friendly em Milão

Milão recebeu no dia 22 de setembro vários desfiles de grandes novos talentos da moda. Entre eles, o incrível brasileiro Emilio Bonadio.

Não deixe de ler: Penteados com coque para você se inspirar

A marca, que leva seu nome, desfilou uma coleção linda e eco-friendly em um evento satélite da semana de moda de Milão. Este evento foi organizado pela Mystyle Events, empresa de Kasia Stefanow, em parceria com o consulado da Polônia em Milão.

Inspiração

O desfile apresentou a coleção Primavera/Verão de 2020.

Segundo Emilio, a coleção não tem nenhuma pretensão de ser totalmente comercial ou conceitual. Há uma mistura de peças mais casuais, como uma jaqueta bomber, com vestidos de festa e tops feitos de plástico reciclado. O que todas as peças têm em comum é a leveza, tanto nas cores, quanto nos tecidos esvoaçantes.

Mais do que uma coleção cheia de fluidez, cores e leveza, Emilio Bonadio quis trazer um tema muito relevante à tona com inspiração na Amazônia: sustentabilidade.

“Apresentei uma coleção inspirada no folclore indígena da região Norte do Brasil, mais especificamente nas tribos da região do Xingú, usando das lendas dos espíritos que protegem as florestas para falar da importância de pensar na preservação do meio ambiente.”

Todas as peças da coleção foram milimetricamente planejadas. Lendas como o Boitatá e a Iara viraram estampas juntamente com alguns animais da fauna local. As pinturas corporais dos nativos inspiraram os recortes dos vestidos, e a cartela de cores seguiu os tons da flora local. 

Sustentabilidade

Além da reflexão, Emilio colocou práticas sustentáveis em toda a coleção. Todas as roupas da coleção foram feitas com tecidos reaproveitados ou reciclados, coletados em locais de descarte ou itens usados, ganhando nova vida nos vestidos desfilados.

Com exceção dos tecidos jacquards, dos botões e zíperes, a coleção é totalmente biodegradável. Além disso, as peças não misturam fibra de diferentes origens para que possa haver uma eventual reciclagem dos vestidos no futuro.

A maior parte das roupas é de origem totalmente vegetal: algodão, linho ou viscose, o que significa que também houve um menor impacto ambiental para produzir essas fibras.

https://www.lilysynthetic.com
FOT. RAFAEL POSCHMANN / EASTNEWS 22.09.2019 – Satysfashion MFW SS20

Muitas das peças são tingidas à mão com tintas biodegradáveis de origem alimentícias. Além disso, Emilio tentou evitar ao máximo cores como preto, azul marinho e vermelho, que são as que mais agridem o meio ambiente. 

Uma lição de desfile

Por fim, Emilio disse “Eu escolhi esse tema para tentar aproximar as pessoas da questão ambiental de uma maneira que não fosse pesada, pois acredito que seja uma questão que interessa à todos. É claro que também foi uma oportunidade de também para levar as belezas naturais do Brasil para o mundo“.

Se vocês quiserem continuar acompanhando este trabalho lindo, confiram a conta do Instagram da marca Emilio Bonadio.

Comente aqui =)