Pathway para o College no Canadá: como funciona?

Pathway para o College no Canadá

Antes de explicar sobre o Pathway para um college no Canadá, vale mencionar que a tradução de Pathway é caminho. Resumindo, é um caminho, uma preparação para ingressar na universidade ou faculdade no Canadá.

Não deixe de ler: Opções de cursos para o seu intercâmbio

Como funciona o curso

O curso é oferecido por escolas de inglês que possuem parceria com universidades e faculdades canadenses, ou então pelas próprias instituições de ensino; várias delas possuem programas próprios.

Fiz meu Pathway para o College no Canadá com a VGC International College; o nome deste curso na VGC é University Preparation. Fiz este e mais outros dois cursos, na verdade. Se quiser saber mais sobre todos os cursos que fiz durante meu intercâmbio, veja este post.

Pathway para o College no Canadá em Vancouver como funciona 3

O curso

As aulas do curso University Preparation te preparam para ingressar em uma faculdade ou universidade canadense, afinal, o ensino superior no Canadá é bem diferente do Brasil, lá existem entregas semanais práticas como trabalhos, redações, apresentações, etc; os cursos são bem imersivos e “mãos na massa”.

Durante o curso na VGC aprendi sobre como usar o inglês de uma forma mais acadêmica. Além do vasto vocabulário acadêmico que usamos durante o curso, aprendi como redigir vários tipos de textos, como fazer uma apresentação, como administrar o tempo em um teste e como trabalhar em grupo.

É um curso sensacional, que além de me preparar para a faculdade, ajudou meu inglês a decolar.

Níveis

Existem dois níveis dentro do Programa Pathway da VGC:

  • Intermediário Avançado, que equivale aos níveis 5 e 6 do Global English;
  • Avançado, que equivale aos níveis 7 e 8 (8 é o nível máximo) do Global English – Esse foi o que eu fiz.

Duração

Cada módulo dura 4 semanas. Programe a data certinha de início com a escola, pois não é possível começar quando as aulas do módulo já iniciaram.

A duração do seu programa vai depender de você e do seu plano, afinal se você não atingir a nota no final do módulo, vai ter que fazer um mês novamente. Além disso, a faculdade ou universidade escolhida também conta para saber a duração.

No meu caso, que iria fazer Douglas College, eu precisaria fazer dois módulos completos na turma Avançada e garantir 7.5 nos dois termos. Mas algumas outras faculdades, como a BCIT, demandavam apenas um módulo para o meu nível de inglês. Outras instituições requerem notas menores, como 7.0, ou maiores, como 8.0. Para saber mais sobre as notas exigidas, veja o site das instituições que te interessam.

Como conseguir a nota necessária

O curso é bem puxado e demanda muito dos alunos, mas no primeiro termo, por exemplo, consegui tirar 8.2. Mas não pensem que foi fácil, haha.

A nota final do curso da VGC se baseia em vários fatores e entregas ao longo de um mês de curso:

  • 1 redação curta de 750 palavras;
  • 1 redação longa de 1.500 palavras;
  • 1 apresentação de 15 minutos;
  • 2 quizzes sobre vocabulário acadêmico;
  • 2 simulados de testes IELTS;
  • Participação em sala de aula.

Para conseguir as notas necessárias, aqui vão algumas dicas:

  • Não faltar às aulas;
  • Fazer todas as entregas nas datas e horários estipulados para não perder pontos;
  • Aprimorar seu writing e speaking;
  • Estudar em casa sempre que possível.

Para quem é indicado

Este curso, ao meu ver, é indicado para três tipos de pessoas:

  • Quem não quer prestar o IELTS para ingressar na faculdade ou universidade no Canadá.

Algumas instituições tem parceria com a escola VGC, então antes de iniciar o período letivo na faculdade, você faz este curso pelo tempo exigido pela faculdade e se atingir a nota requerida (em média 7.5) seu nível de inglês é aceito para iniciar o curso desejado sem a necessidade de uma prova de proficiência de inglês.

Veja a lista de universidades e faculdades parceiras da VGC neste link.

  • Quem quer chegar em uma universidade ou faculdade canadense bem preparado

Este curso é bem intenso e cheio de tarefas ao longo de um mês. Todas as tarefas feitas durante o curso simulam o que será requerido durante a faculdade, então você não se assustará com o volume de trabalhos a serem feitos, nem com a qualidade exigida quando estiver de fato na universidade. Você chegará preparado!

  • Quem já tem um inglês avançado e quer dar uma bela guinada nele

Como o curso exige muito do aluno, você é obrigado a mergulhar de cabeça no inglês e nos estudos. Passei um mês estudando e preparando trabalhos de forma intensiva e percebi que um mês neste curso valeu como três. Fazer redações sobre temas difíceis e apresentar em inglês é desafiador, mas ajuda muito a ganhar confiança com o idioma.

Como se inscrever

Não é todo mundo que pode fazer o Pathway. O mínimo requerido para iniciar o curso é um nível Intermediário de inglês.

É preciso prestar uma prova específica de Reading e Writingque é oferecida semanalmente pela escola nas segundas-feiras, e é diferente do teste de nivelamento de inglês. Logo no dia seguinte do teste você já consegue saber se está apto para fazer o curso.

VGC

A VGC, escola onde eu estudei, fica no centro de Vancouver e possui dois campus, um do lado da estação Granville do metrô, e a outra do lado da estação Waterfront. Os campus ficam mais ou menos a 5 minutos um do outro. A estrutura da escola é demais e posso afirmar que o meu professor do curso University Preparation foi o melhor professor de inglês que eu tive na vida (saudades do Josh)!

Pathway para o College no Canadá em Vancouver como funciona 2

Antes de fincar o pé no programa Pathway ou montar seu plano Canadá, tenha uma ideia de como está seu nível de inglês. Isso vai ajudar muito a se programar melhor. No site da escola tem um teste bem extenso e completo, veja neste link.

Se quiser saber mais informações sobre a escola, visite o site deles ou me pergunte 🙂

IELTS ou PATHWAY para o college no Canadá?

Acho que se você já fez o teste IELTS e já possui alguma familiaridade com ele, já está com um inglês afiado para entrar em uma faculdade, então vá na fé e preste a prova.

Para todos os outros casos, eu recomendo o Pathway. Eu já fiz o IELTS, a prova é difícil e cheia de pegadinhas, então é preciso muito preparo para saber como fazer a prova dentro do tempo estipulado. Além de tudo, o teste não é barato!

Além dos pontos negativos do IELTS, o Pathway para o college tem muita coisa boa! Como eu falei, além de você ficar preparado para ingressar na faculdade, pois vai aprender o inglês de forma acadêmica, o curso University Preparation é um curso super intensivo de inglês. Então você acaba comprando uma coisa, mas levando outra 😉 Acho um investimento muito válido.

Este seguro saúde é obrigatório!

Sempre que eu faço um post sobre experiências internacionais eu falo sobre seguro viagem, afinal já fui pega de calça curta duas vezes. Se quiser saber mais sobre estes casos, leia esta post porque você não vai querer repetir o que eu fiz. Haha!

Para fazer qualquer curso no Canadá, nem que seja uma semana de inglês, o seguro saúde é obrigatório.

Sempre recomendo este comparador de preços para fechar seu seguro, assim você consegue fazer sua cotação e garantir o preço mais baixo. E ainda tem duas boas notícias:

  • 5% de desconto com o meu cupom MIXDAMEL5
  • Mais 5% de desconto pagando no boleto.

Você garante estas vantagens fazendo sua cotação pelo link abaixo:

Eu amo comparadores de preços, pois eles mostram os preços mais baixos de todas as companhias, então sempre fecho os meus seguros, passagens, hotéis nestes tipos de sites.

Qualquer dúvida sobre o conteúdo deste post, pode falar comigo!

Beijos,

Mel.

Não passe perrengue na sua viagem!

Reserve seu hotel ou casa pelo Booking.com
Tenha internet 4G ilimitada na África com a EasySim4u
Alugue um carro com a Rent Cars
Faça um seguro viagem com desconto com o Seguros Promo

8 comments Add yours
    1. Oie Juliana!

      Infelizmente não, somente presencialmente mesmo. Até porque o curso é bem prático e mão na massa.
      Com a situação da pandemia, pode ser que tenha escolas disponibilizando ‘temporariamente”.
      Fale com o pessoal da VGC, com certeza eles saberão te informar.

      Beijos,
      Mel.

  1. Li o post sobre o path-way, e como meu caso se encaixa, penso que sua experiência pode me ajudar muito.
    Começando, tenho um inglês B2, acabei de prestar o toefl, mas queria saber se existe um plano B caso eu não alcance a nota desejada para fazer a MBA em project management na Douglas. Minha idéia é ingressar na Douglas college como estudante e, enquanto faço o curso, minha esposa trabalhar. Quando recebo o visto para estudo, minha esposa já recebe o work permit, então vamos dizer que a estratégia está traçada para ingressar no college no periodo de janeiro.
    Depois de ler seu artigo, percebi que o pathway pode ser este plano B, porem tenho algumas dúvidas.
    1. Recebo o visto de estudo para fazer o pathway? Minha mulher receberia o Work permit?
    2. Eu perdi a inscrição para setembro porque as vagas para aplicar se esgotaram em abril. Como funciona o pathway no sentido de que, se eu conseguir ingressar a tempo na mba, posso trabalhar durante os 5 ou 6 meses que vou esperar o curso? Ou teria que me sustentar com recursos próprios?
    3. Qual seria sua opinião sobre meu planejamento, pensando em ingressar pelo pathway para comecar na Douglas em Janeiro (se é que ainda tenho tempo)?
    Fique a vontade para me orientar sobre pesquisas e consultas caso eu esteja querendo muitos esforços de sua parte.
    Muito obrigado.

    1. Olá Israel!
      Seu plano está certinho, e com certeza o Pathway pode ser seu plano B.
      A maioria das pessoas que fazem o Pathway estão lá porque não conseguiram a nota requerida pela faculdade no IELTS ou no TOEFL ou então porque querem chegar na faculdade bem preparadas.
      Sobre as suas dúvidas:
      1 – Sim, você pode solicitar o visto de estudos para fazer o Pathway indicando que a sua intenção é o college. Depois de concluí-lo, você precisa solicitar uma troca de status (essa é feita dentro do Canadá, não precisa voltar para o Brasil) para iniciar os estudos na Douglas. Porém sua esposa não poderá trabalhar durante o período do Pathway, somente quando você ingressar na faculdade.
      2 – Infelizmente você só poderá começar a trabalhar (part-time) quando iniciar os estudos na Douglas. Durante o período de Pathway e a espera pelo início das aulas, você não poderá trabalhar.
      3 – Eu acho que o plano incluindo o Pathway é ótimo. Pelo o seu nível de inglês, você não precisará de muito tempo no curso e acho que ainda dá tempo para Janeiro. Tenha na cabeça o seguinte cronograma:
      – Início das aulas na Douglas – Janeiro
      – O Pathway precisa ser concluído 1 mês antes do início das aulas – Dezembro
      – A Douglas exige 2 meses de Pathway nível avançado – Outubro
      – Considere 1 mês de margem. Pode ser para “aquecimento de inglês” num curso global para garantir que você conseguirá ingressar no Pathway avançado, ou esse 1 mês pode ser considerado para o Pathway intermediário caso não entre de cara no Avançado ou então se você já conseguir entrar de cara no Avançado você terá margem para repetir um módulo caso não garanta o 7.5. – Setembro
      – Então o ideal seria embarcar por volta do final de Agosto ou início de Setembro.

      As agências exigem de 7 a 8 meses no mínimo para aplicação no college, às vezes até um ano, porque eles precisam ser conservadores.
      Mas para para você ter uma ideia do meu processo, seguem as datas abaixo. Foi com o prazo super apertado e aconteceu muito rápido.
      – Apliquei para o Post-degree – dia 21/03
      – Recebi a LOO (Letter of Offer) – é a aceitação com a condição do Pathway + as regras de pagamento da tuition – dia 22/03 (1 dia só!)
      Este foi meu processo para o intake de Setembro. Então foram praticamente 5 meses e uns dias antes.

      Seguindo o padrão do que aconteceu comigo e as datas que eu coloquei aí em cima, ainda dá tempo.
      Está bem em cima, mas se você já for atrás de traduzir seu diploma + histórico escolar e fizer a aplicação, acho que você consegue!

      Boa sorte!
      E se tiver mais alguma dúvida, pode perguntar!
      Lembrando que eu não sou nenhuma consultora ou expert no assunto, isso é baseado na própria experiência, tá?

      Mel.

      1. Muito obrigado por responder, está me ajudando muito.
        Só mais uma dúvida, para ficar claro que entendi, no caso eu iria utilizar a matricula do pathway no lugar da nota do toefl? Poderia aplicar em julho, desde que ja estivesse matriculado no pathway?
        Os documentos seriam
        1. Diploma traduzido juramentado
        2. Historico traduzido juramentado
        3. Matricula do pathway

        É isso?
        Muito obrigado

        1. Mais ou menos, a matrícula do Pathway substitui os testes. Porém a carta que você vai receber vem com uma condição, que você só será aceito e receberá a LOA se concluir o Pathway com êxito (2 termos no avançado com 7.5 no mínimo em cada termo).
          Você vai precisar do diploma e do histórico escolar traduzido e juramentado + carta da escola dizendo que você está matriculado (eles só disponibilizam depois que você pagou o curso) + passaporte.
          Por conta dessa carta de condição que é preciso fazer a troca de visto dentro do Canadá depois…
          Se você já fosse com os testes, já saía com o visto para a faculdade aqui do Brasil.
          Mas acho que essa troca do visto é a menor das preocupações!
          Você já sabe em qual escola vai estudar? Eu fiz meu Pathway na VGC e recomendo demais! Se quiser o contato da Ana ou da Mari, duas brasileiras que trabalham lá na área comercial, me avise!

    1. Eu cheguei até a me matricular na faculdade, mas antes de iniciar a pós e pagar a tuition, eu e meu marido decidimos voltar ao Brasil, pelo menos por enquanto, rsrs.

Comente aqui =)