Qual curso fazer no intercâmbio
O planejamento de uma experiência de estudos no exterior envolve muitas etapas, uma delas é saber as opções de cursos de intercâmbio na cidade e escola escolhidas, afinal o intercâmbio em outra língua pode ter diversos objetivos.
Não deixe de ler: Como organizar um intercâmbio para Vancouver
Minha experiência
A cidade que eu escolhi foi Vancouver, no Canadá, e a escola foi a VGC International College.
Antes de fechar com a escola, tive uma ideia do meu nível de inglês pelo Placement Test, um teste online que a escola fornece. Isso me ajudou a ter ideia dos cursos que eu poderia fazer.
Faça o teste online de inglês para saber o seu nível neste link
Chegando na escola fiz o teste novamente, foram três etapas: Speaking, Writing e Grammar.
Acabei caindo no mesmo nível que eu tinha caído quando fiz o online, o Upper Intermediate (intermediário avançado), que é o nível 6 de 8 níveis. Este nível me deu várias opções de cursos para escolher, pois a maioria dos cursos mais diferentes são oferecidos a quem possui um inglês de intermediário avançado para cima.
Comecei pelo Global English, passei pelo University Preparation e encerrei no IELTS Preparation.
Opções de cursos de intercâmbio
Global English
Se você não sabe qual curso fazer ou não tem um objetivo tão específico a não ser melhorar seu inglês, o Global English será a melhor opção.
Em 3 semanas já consegui subir de nível e ir para o nível Avançado, então o curso me ajudou muito a desenferrujar o meu inglês.
O curso Global English da VGC engloba gramática, vocabulário e as quatro habilidades de inglês: speaking, listening, reading e writing.
IELTS Preparation
Este curso é para quem tem o objetivo de prestar o teste IELTS. O IELTS é um teste de proficiência de inglês para ingressar em faculdades onde o idioma predominante é o inglês ou então para fazer processos de imigração, como por exemplo para o Canadá.
O curso preparatório de IELTS foca nas 4 habilidades de inglês especificamente para a prova, então todos os exercícios e práticas durante a aula são na metologia do teste. Além disso, aprendemos como administrar o tempo para realizar o teste e como aumentar suas notas no Speaking e no Writing com dicas simples.
Melhorei muito meu Reading e Listening neste curso, porque a prova de IELTS é realmente difícil e exige muito do aplicante. A prática diária destas duas habilidades em nível IELTS me ajudaram muito.
TOELF Preparation
Assim como o IELTS, o TOELF é um teste de proficiência de inglês.
Não fiz este curso, mas sei que ele tem um formato parecido com o do IELTS em estrutura, mas com foco no TOELF. Este teste é feito inteiramente no computador, então a VGC fornece um laboratório com computadores para os alunos terem a vivência real do teste.
University Preparation
Este curso é para três tipos de pessoas:
-
Quem não quer prestar o IELTS para ingressar na faculdade ou universidade no Canadá.
Algumas instituições tem parceria com a escola VGC. Antes de iniciar o período letivo na faculdade, você faz este curso pelo tempo exigido pela faculdade e se atingir a nota requerida (em média 7.5) seu nível de inglês é aceito pela faculdade.
-
Quem quer chegar em uma universidade com idioma inglês bem preparado
Este curso é bem intenso e cheio de tarefas ao longo de um mês como: redação com linguagem acadêmica de 750 palavras, de 1.500 palavras, apresentações, testes IELTS, quizz de vocabulário acadêmico e muitos debates em sala de aula.
Todas as tarefas feitas durante o curso simulam o que será requerido durante a faculdade, então você não se assustará com o volume de trabalhos a serem feitos, nem com a qualidade exigida quando estiver de fato na universidade.
-
Quem já tem um inglês avançado e quer dar uma bela guinada nele
Como o curso exige muito do aluno, você é obrigado a mergulhar de cabeça no inglês e nos estudos. Passei um mês estudando e preparando trabalhos de forma intensiva e percebi que um mês neste curso valeu como três. Fazer redações sobre temas difíceis e apresentar em inglês é desafiador, mas ajuda muito a ganhar confiança com o idioma.
Melhorei meu writing de forma excepcional, além de aumentar minha gama de vocabulário. Eu amo escrever, como dá para perceber, rs. Me senti o máximo podendo escrever redações longas em inglês com vocabulário acadêmico sobre temas complicados como “Consumo desenfreado” ou “Comida geneticamente modificada”. Foi o meu curso favorito da VGC!
Preços
O preço destas 4 opções de cursos de intercâmbio é o mesmo na VGC International College. Isso te dá a liberdade de mudar de curso durante o período contratado (respeitando os intakes de cada curso).
Eu fechei um programa de 11 semanas, e consegui transitar por 3 cursos diferentes.
Cada semana de estudos custa 370 dólares canadenses. Quanto mais semanas você fechar no seu pacote, menor será o valor semanal.
Outros cursos
Além das 4 opções de cursos de intercâmbio que contei acima, a VGC tem vários outros cursos como:
- Teaching English as a Second Language;
- Business Communication Essentials;
- Leadership;
- Marketing Essentials, etc.
As opções para o seu intercâmbio são inúmeras!
O primeiro passo é ter uma ideia do seu nível de inglês e entender seu objetivo.
Um dia de intercâmbio
Gravei um dia de intercâmbio do começo até o final para vocês terem uma ideia geral de como é esta experiência maravilhosa em Vancouver.
É só conferir no link abaixo!
Seguro saúde
Não esqueça de fazer seu seguro saúde independentemente do curso ou programa escolhidos. O seguro é algo obrigatório para estudar fora do país.
Sempre indico o comparador de seguros internacionais que eu usei para fechar meu seguro para o intercâmbio. Foi onde consegui o melhor preço com uma cobertura gigantesca.
Meu blog oferece mais 5% de desconto para os leitores – Ueeeeeba. É só acessar o comparador neste link e usar o cupom MIXDAMEL5.
Se quiser entrar em contato com um atendimento brasileiro na VGC, fale com a Ana no email ana@vgc.ca. Ela quem me ajudou a fechar meu programa na escola. Ela é uma fofa, a propósito!
Se tiverem alguma dúvida sobre os cursos, me avisem. Vai ser um prazer ajudar 😉
Beijo,
Mel.
Mel. Teria como você dizer qual foi o arb nb que você ficou? Acha que uma pessoa sozinha compensa pegar um Arbnb por até 200 reais a semana? Ou compensa ficar no Home stay mesmo? Pretendo ficar uma 5 semanas
Fabiana, fiquei neste aqui: https://www.airbnb.com.br/rooms/27826521?source_impression_id=p3_1582058731_aIh69oUTibm%2FnQlL
Por este valor vai ser bem difícil achar um Air BnB.
Acho que a melhor opção para quem vai sozinha é ficar em Home Stay, porque você acaba treinando bastante o inglês e o valor às vezes sai mais barato.