Safari pelo Kruger Park na África do Sul | Game drive e self drive

Safari pelo Kruger Park

O safari pelo Kruger Park era o momento mais esperado da viagem, ele foi o grande motivo de irmos para a África do Sul.
O termo “parque” subestima um pouco o Kruger, afinal ele tem o tamanho do estado do Sergipe! São quase 20 mil km2, mais de 800 espécies de animais e uma variedade enorme de vegetação.

Não deixe de ler: Roteiro de 20 dias na África do Sul

Safari pelo Kruger Park na Africa do Sul Self drive e game driveNossa experiência

Chegamos na África pelo aeroporto de Joanesburgo. Pegamos um carro logo no desembarque, tínhamos reservado na internet pelo site Rent Cars, e de lá já fomos direto ao lodge que reservamos próximo ao Kruger.

Foram cerca de 5 horas de viagem – na mão inglesa – até chegar lá. As estradas eram ótimas e achamos vários postos e lugares para comer no caminho.

Acomodação

Chegamos dia 5 de dezembro nos arredores do Kruger.
Há algumas instalações bem luxuosas dentro do parque, mas elas estavam bem longe de se encaixar no nosso orçamento, então optamos por uma acomodação fora, que era MUITO mais barata e ainda não precisava pagar uma taxa diária de conservação que é paga quando você se acomoda no interior do parque.
A área que escolhemos se chama Marloth Park, ficava cerca de 20 minutos do portão Crocodile Bridge River, um dos 12 para ingressar no Kruger.

Escolhemos essa região porque lemos que era uma das melhores para ver uma grande variedade de animais durante o safari pelo Kruger Park, e essa informação estava mais do que certa. A fauna da região é riquíssima!

Passamos os 4 dias no Imbumbe Safari Lodge, um lodge bem confortável, com comida maravilhosa, equipe muito atenciosa e prestativa. O Lodge tinha área para fazer fogueira à noite, uma sacada com mirante para a savana e uma piscina incrível. Falando assim parece que era um super lodge de luxo, mas não, era um lodge simples, mas bem arrumadinho e com ótimo serviço, que atendeu todas as nossa expectativas.

https://www.instagram.com/p/BcflDnWFAjg/?taken-by=melcampo

Pagamos cerca de R$180 reais a diária de um quarto duplo pelo Booking, que incluía café da manhã inglês e todas as dicas do Sabelo (essa parte foi um bônus, hahaha), hostess do hotel.

Se quiser fazer uma reserva pelo Booking, use este link e ajude o blog a crescer.

Alimentação no lodge

Como comentei, nossa hospedagem incluía café da manhã. Na hora de fazer a reserva pelo Booking, dava para incluir ou não, mas como já tínhamos lido que não havia muitos restaurantes e mercadinhos na região, optamos por inlcuir e foi uma sábia decisão.

O café da manhã inglês, que era a única opção servida (eles carregam muito a cultura britânica), é bem diferente do café da manhã do Brasil. Não existe buffett para você ir se servindo, eles preparam as porções individuais que são levadas à mesa, e em geral incluía cogumelos salteados, ovos mexidos, torradas com manteiga, tomate assado, feijão cozido doce (essa parte era a mais estranha), sucos, frutas e iogurte. Eu fiquei apaixonada pelos cogumelos de lá (e da África como um todo), e só queria comer cogumelos onde eu ia hahaha.

https://www.instagram.com/p/BckUjVZlaWu/?taken-by=melcampo

Além do café, havia a opção de jantar no hotel. O jantar custava 150 rands africanos por pessoa e incluía entrada, prato principal e sobremesa. Resolvemos jantar no nosso primeiro dia lá, afinal não conhecíamos nada ainda. O jantar foi incrível e o melhor que tivemos em toda a região do Marloth Park, era tudo muito caprichado e farto.

Roteiro

Nosso plano era ficar 5 dias fazendo Safari pelo Kruger Park, mas o hostess do hotel disse que precisaríamos visitar Graskop, cidade cheia de natureza e com um dos maiores cânions do mundo. Acatamos a sugestão, diminuímos uma diária no Kruger e ficamos com 4 dias para aproveitar o maior safari do mundo.

4 dias foi tempo suficiente para fazermos tudo o que queríamos, talvez 3 dias também tivesse sido, assim como 5, ou 6, e já explico o porquê. Acho que 2 dias são o mínimo para visitar o Kruger e ter uma experiência de self-drive  – quando você mesmo dirige o carro dentro do parque – e uma experiência de game drive, quando você fica em um jipe com visão bem mais favorecida com um motorista local que sabe tudo sobre a fauna do Kruger e tem olhos de águia para achar todos os animais escondidos. Além destas duas experiências que são feitas durante o dia, há outras opções contratadas diretamente na recepção do Kruger como o Morning Drive, Morning Walk, Sunset Drive e Night Drive, que você pode encaixar no mesmo dia de um Game Drive ou Sef Drive, afinal os horários são diferentes.

Pode parecer cansativo fazer 4 dias seguidos de safari pelo Kruger park, mas não! O Kruger se revela a cada dia de uma forma diferente. Então dá para ir visitá-lo 30 dias, que você não vai enjoar. A cada rua que você entra e cruza com um leão, é um suspiro, ou então quando uma girafa resolve acompanhar seu carro, ou quando uma hiena fica curiosa sobre você. Como a vida no Kruger é livre (como deveria ser com todos os animais), cada dia é uma nova surpresa.

Nosso roteiro ficou assim:

Dia 1 – Game drive

Acordamos 4h para o jipe nos pegar em casa. Junto com nós dois, tinham só mais 2 passageiras. Tivemos sorte, porque o jipe comporta até 12 passageiros.

O game drive tinha 12 horas de duração, e incluía café da manhã e um intervalo para almoço (este pago por nós).

Antes do café da manhã já conseguimos ver uma variedade imensa de animais. O motorista e guia do nosso jipe era muito atento e se comunicava com outros guias para conseguirmos ver o maior número de animais possível.

Safari pelo kruger park.jpg

As horas passaram voando e nem percebemos!

Dia 2 – Self drive

Acordamos super cedo e partimos com nosso carrinho (quase de brinquedo, de tão pequeno) e nosso mapa para nosso primeiro self drive.

A experiência é completamente diferente do game drive. Há prós e contras!

O contra é não estar num carro tão alto, aberto e com uma pessoa especialista guiando, o que faz você avistar animais com a maior facilidade.

Já como pró é fazer tudo no seu tempo, se sentir um explorador e conseguir encontrar animais em ruas desertas e ficar ali admirando o quanto tempo quiser.

Entrávamos nas estradas de terra sozinhos, ansiosos por ver animais, e cada vez que encontrávamos um, ficávamos muito empolgados! Trocávamos várias dicas com outros motoristas quando víamos alguém parado também. Nessas dicas encontramos vários animais escondidos durante nosso self safari pelo Kruger park!

Para alugar um carro na África, use este link da Rent Cars, que ajuda o blog :)

Dia 3 – Self drive + Sunset drive + Night Drive

A parte do self-drive foi bem parecida com o dia anterior, mas com novas experiências, é claro! Cada dia é uma experiência diferente dentro do Kruger.

A novidade neste dia era o Sunset drive, que virou Night Drive, porque o caminhão jipe que nos levava atolou na selva! Hahahaha. Ficamos mais de 1h atolados, sem comunicação, na escuridão, tentando desatolar o caminhão. Foi uma aventura e tanto!

Com isso, acabamos fazendo 2 passeios em 1. Saímos no pôr-do-sol e voltamos à noite, e ainda ganhamos a experiência maluca de pisar no Kruger fora do caminhão, o que é proibido, afinal, não se pode prever um leão saindo da mata para te devorar, haha.

Dia 4 – Self drive

O último dia nem teria safari, pois era nosso dia de ia à Graskop, porém vimos que seria possível viajar até lá por dentro do Kruger, descobrindo novas áreas e foi o que fizemos, afinal ainda tínhamos esperanças em ver o leopardo.

Em termos de ver novos animais e encontrar o leopardo, não valeu. Mas conseguimos nos despedir do Kruger e tenho certeza que foi mais bonito viajar por dentro do parque, do que por fora!

Big 5

Serve Big 4? Opa se serve.
Vimos muitos leões, elefantes e búfalos todos os dias.
Os rinocerontes só não apareceram um dia para nós.
Já os leopardos, perdemos a chance de ver um selva por poucos minutos.

Além dos famosos Big 4, vimos guepardos, que são tão raros de se ver como os leopardos.

O cão selvagem, outro animal difícil de se achar, também não apareceu para nós.

Além destes animais, vimos muitos hipopótamos, hienas, zebras, girafas, guinús, impalas, corujas, javalis e crocodilos. Vimos também um porco-espinho, uma cobra devorando um impala, um cachorrinho muito fofo que parecia uma raposinha, e vários pássaros.

É algo inexplicável se deparar com um animal do meio da pista, ou ficar observador pelo binóculo ele em seu habitat natural.

SURREAL <3

Preços e passeios do Safari pelo Kruger Park

Game drive

Reservamos o game drive diretamente pelo lodge.

Pagamos 1.000 Rands africanos por pessoa, sem conseguir negociar, mas depois do passeio, achei o preço mais do que justo!

Nosso game drive incluía 12h de safari pelo Kruger park em um jipe com guia, café da manhã, taxa de conservação do parque, e eles nos pegavam e nos deixavam na porta do hotel.

Self Drive

A entrada se refere a uma taxa de conservação do parque, e custa 331 Rands africanos por pessoa. Não é preciso fazer reserva, nem há limites de pessoas por dia. É só atravessar um dos portões do Kruger, se dirigir à recepção e pagar as taxas para ingressar no parque.

Safari pelo kruger park (4)

Não se esqueçam que só é possível fazer este passeio com carro alugado.

Night drive ou Sunset drive

Como comentei, acabamos fazendo os dois passeios pelo preço de um por conta do acidente, hehe.

toppers for women

Os valores dos passeios separadamente são:

Sunset drive: 328 Rands africanos por pessoa

Night drive:  243 Rands africanos por pessoa

Alimentação dentro e fora do Kruger

Dentro do Kruger

As refeições são sempre durante o dia, afinal às 17h (dependendo da estação do ano), o Kruger fecha – a não ser que você vá fazer algum passeio noturno pago à parte-.

Há diversos pontos de apoio lá dentro que fazem parte de lodges e rest camps. Mesmo que você não esteja hospedado lá, é possível entrar para usar as instalações como banheiros, lojas, postos de gasolina, cafés e restaurantes.

O ponto de apoio mais próximo de nós (Crocodile Bridge) era o Lower Sabie Rest Camp. Dentro dele tinha um café e um restaurante da rede Mugg & Bean. Comemos lá 3 dias, as refeições era muito gostosas e os preços eram ótimos, cerca de 90 Rands africanos por pessoa, com suco.

No quarto dia, como pegamos outra área do Kruger, aproveitamos para almoçar em outro ponto de apoio, o Skukuza Rest Camp, bem maior e mais cheio do que o Lower Sabie. Para comer havia duas opções, ambas da rede Cattle Baron, um restaurante mais chique, ou então um balcão para comidas rápidas, que foi o que escolhemos. Gastamos cerca de 70 Rands africanos por pessoa para comer um lanche, batata frita e bebida.

Fora do Kruger

Todo dia eu e o Pedro chegávamos mortos no hotel, com preguiça de sair para comer, mas o estômago sempre falava mais alto – com exceção de um dia que chegamos tão acabados, que dormimos assim que chegamos (no final da tarde) e fomos acordar só no dia seguinte-.

Um dos dias jantamos no hotel, como falei aí acima, e nos dois outros dias jantamos no Watergat, um pub/restaurante que ficava no Marlothi Shopping Centre, uma galeria de rua com algumas lojinhas, mercearia e este bar. Esta galeria era bem perto do nosso lodge, cerca de 10 min de carro, e foi um dos únicos lugares bacaninhas que achamos para comer por lá. Comemos pizza nas duas vezes, a pizza grande com Coca-Cola saiu cerca de 80 Rands africanos.

Seguro viagem

Apesar de toda a segurança do parque, o safari é um passeio que envolve riscos. Além disso, é um lugar onde há o mosquito da malária.

Eu fui parar no hospital por motivos alimentares e não tinha feito o seguro saúde para viajar!

Não repita o mesmo erro que eu, não esqueça de contratar o seu seguro. Eu sempre recomendo um comparador de preços entre várias seguradoras, assim você garante o melhor valor.

Se você ainda não sabe onde cotar, sugiro o mesmo site por onde eu fechei o seguro das minhas últimas viagens. Além disso, eles oferecem 10% de desconto aos meus seguidores: 5% com meu cupom MIXDAMEL5 + 5% pagando em boleto.

Vlog

Tentei detalhar tudo ao máximo para vocês, mas nada melhor do que ver essas dicas em vídeo 😉

Espero que tenham gostado no meu Safari pelo Kruger Park!

Se tiverem qualquer dúvida, podem me escrever.

Beijos,

Mel Campo.

Não passe perrengue na sua viagem!

Reserve seu hotel ou casa pelo Booking.com
Tenha internet 4G ilimitada na África com a EasySim4u
Alugue um carro com a Rent Cars
Faça um seguro viagem com desconto com o Seguros Promo

20 comments Add yours
  1. Boa tarde Mel, sabe me dizer o nome da agencia que fez o Game Drive de um dia inteiro? Hospedarei no Pestana (Portal Malelane) e se eu fizer a reserva através desse hotel o preço fica em 1450 rands (Passeio + o valor de entrada no Parque).

    1. Olá Leonardo!

      Não me recordo o nome da empresa, mas foi agendado pelo próprio Lodge em que eu fiquei hospedada.
      O preço provavelmente aumentou mesmo, pois já faz mais de 2 anos que eu fui.
      Então acho que o melhor é reservar direto no seu hotel, mais seguro e acaba sendo mais barato por conta da parceria entre eles. Se você entrar em contato direto com as empresas de Game Drive vai perceber que o valor é bem superior.

      DICA: caso não tenha fechado seu seguro viagem ainda, o comparador Seguros Promo está com 20% de desconto pagando no boleto.
      Link: http://bit.ly/seguroviagem_desconto | Use o código: SOL

      Um abraço e boa viagem! 🙂

  2. Mel, amei as dicas. Estou indo com minha mãe e uma amida dia 26/4. Hospedando fora do parque o Game Driver vai nos buscar? Além dessa região que você ficou, indica alguma outra? Não achei mais vaga nesse hotel que vocês se hospedaram. Estou perdida quanto a hospedagem. Obrigada

    1. Que bom que gostou das dicas, Ana Paula!
      Sim, o motorista que guiará o passeio pegam vocês na porta do lodge, independentemente do local. Se você se hospedar em um lodge parecido com o que eu fiquei, a recepção agenda para você.
      Sobre a hospedagem, se você estiver com bastante dinheiro, fique lá dentro, porque os lodges são extremamente luxuosos e já incluem todos os passeios. Mas tenha em mente que é bem caro, viu!
      Se quiser fazer um esquema parecido com o nosso, se hospede na região do Marloth Park, que foi onde nós ficamos. Fica perto de um dos portões do Kruger e é uma região onde muitos animais aparecem. Nesta região tem muitos lodges com preços acessíveis. Em todos eles você vai conseguir agendar o game drive com a recepção sem se preocupar 😉
      Procure um lodge especificamente na região do Marloth neste link, tem vários opções: https://www.booking.com/searchresults.xb.html?city=900040378&aid=1464200&no_rooms=1&group_adults=1

      Qualquer dúvida, me avise!
      Beijos,
      Mel.
      —–
      Caso não tenha feito reserva de carro, hotel, seguro viagem ou comprado chip com internet, agradeço se fizer pelos links do post.
      Você não paga nada a mais por isso, mas meu blog ganha uma pequena comissão para continuar realizando este trabalho

  3. Olá, Mel
    Muito obrigado pelas dicas!
    Eu, minha esposa e minha mãe estamos indo agora em março. Só for possível, gostaria de tirar algumas dúvidas com você sobre os game drives. Como nossa ideia é alugar AirBnB dentro do Marloth Park, estamos procurando passeios por fora – não teríamos recepção do lodge para reservar. Encontramos opções no site do próprio Marloth Park (http://www.marlothpark.com/). Saberia dizer se o que vocês fizeram foi desse pessoal do próprio Marloth? Apesar da atolada, pareceram passeios bem legais os que fizeram. Estamos vendo a possibilidade de fazermos um passeio sunset e um completo.
    Agradeço desde já pela ajuda

    1. Olá Fabricio!

      Você já está certo sobre alugar um AirBnB? Pergunto pois para fazerem suas próprias refeições, vocês terão dificuldades em achar lugares para comprar os alimentos. Eu encontrei um mercadinho só e tinha poucas coisas por lá…
      Eu recomendo demais os lodges, porque as pessoas e funcionários são muito bem informados, tem opcção de refeição para os dias em que você chega muito tarde por um preço barato (e é um super banquete, pelo menos no Imbube foi assim), fora a facilidade de reservar os game drives ou outros passeios, como visita a tribos locais, etc.
      Agora se a escolha do AirBnB não for por conta da cozinha, vai fundo, rs.

      Sobre os game drives, eu infelizmente não me recordo o nome da empresa, mas foi uma empresa particular especializada nisso. Cada lodge tem parceria com uma empresa diferente…
      Este site que você mencionou eu nem cheguei a ver, então não sei se é confiável e se a empresa que fez o nosso passeio é do Marloth. Me desculpe ;(

      Como mencionei neste post, eu acho que vale fazer todos os tipos de passeio que conseguir, pois cada um oferece uma experiência diferente, e dá para combinar vários em um dia se estiver com o roteiro apertado.
      Para o Sunset drive você não precisa contratar nenhuma empresa daqui ou de lá, pois quem realiza este passeio é o próprio pessoal do Kruger Park. Na portaria do Kruger (no seu caso será na entrada Crocodile Bridge) você pode agendar os passeios: Morning Walk, Morning Drive, Sunset Drive e Night Drive (pelo o que e recordo são esses). Só tente reservar logo no seu primeiro dia, pois alguns passeios são concorridos.
      O único que não necessita de reserva nenhuma, apenas de um pagamento de taxa, é o Self Drive, onde você entra com o próprio carro.
      E o que precisa de empresa terceirizada é o Game Drive completo, que foi pelo lodge e durou o dia todo.

      Espero que eu tenha te ajudado. Boa viagem para vocês e aproveite a África do Sul!!

      Beijo,
      Mel.

      Caso não tenha feito reserva de carro, hotel ou comprado chip com internet, agradeço se fizer pelos links abaixo.
      Você não paga nada a mais por isso, mas meu blog ganha uma pequena comissão para continuar realizando este trabalho 😉

      Reserve seu hotel ou casa pelo Booking.com
      Tenha internet 4G ilimitada na África com a EasySim4u
      Alugue um carro com a Rent Cars

      1. Oi, Mel
        Muito obrigado pelo retorno! Com certeza, ajudou demais!!
        Realmente, estive conversando com minha esposa e estamos pensando em desistir mesmo do AirBnB e buscar um lodge. Teremos uma programação corrida e, de fato, essas facilidades podem fazer diferença. Valeu pela dica!
        Entendi a questão dos passeios. De fato, o Sunset que vimos sairia lá da portaria do parque. Até estranhei. Então, é isso: os passeios sunset e noturno são feitos já pelo pessoal do próprio Kruger.
        Obrigado mais uma vez pelas informações. Seguiremos pesquisando alguma opção para o passeio de dia completo, talvez com o lodge que escolhermos. Infelizmente, o Imbube está lotado para nossas datas.
        Pode deixar que usaremos os links do blog se formos reservar algo por esses sites! Parabéns pelo trabalho!
        Abs

  4. Que bom, fico feliz! 😉

    Chegamos por volta das 5h da manhã no parque mais ou menos (não me lembro ao certo), mas tem esta informação no vídeo deste post. Retornamos por volta das 16h!

    Sobre ficar em um game drive além no horário, não é permitido, infelizmente.
    Mas para fazer os passeios de pôr-do-sol e noturnos, você pode estar hospedado fora do Kruger, é só agendar na recepção do portão Crocodile, esses passeios são feitos somente pela equipe do parque, não é permitido contratar por fora.
    Exemplificando: você pode terminar o Game Drive, sair do parque, e esperar no estacionamento pela equipe do parque para iniciar o próximo passeio (Sunset ou Night Drive).

    Eu paguei todos em espécie, não sei te dizer se aceitam cartão…

    Qualquer outra dúvida, me avise!
    Beijo,
    Mel.

  5. Oi Mel.

    Outra coisa, como vocês fizeram o Sunset e o Night Drive sendo que ficaram hospedados fora do Kruger?
    Contratar empresas dá a vocês essa possibilidade?

    saudações.

  6. Parabéns pelo blog Mel, está sendo de grande ajuda.
    Muito bacana a viagem de vocês, parabéns!

    Eu e minha esposa estamos indo para a Africa na próxima semana (27 de novembro 2018)
    Também ficaremos hospedados na região do Marloth Park.

    Esse Game Drive que vocês fizeram de 1 dia que custou 1000 Rands, começou que horas e terminou que horas?

    Você sabe se eu contratar um Game Drive em um Lodge externo ao Kruger, se é permitido permanecer depois do horario de fechamento do Parque?

    Eles aceitam cartão de credito para negociar esses passeios ou apenas moeda local em espécie?

    1. Badi, você conseguiu ver minhas respostas? Como entrou como comentário, não em resposta ao que você escreveu, não sei se recebeu notificação…
      Mas está aí em cima 😉

Comente aqui =)