Intercâmbio no Canadá: Vancouver ou Toronto?

Vancouver ou Toronto?

Se o seu objetivo é estudar inglês no Canadá, as duas cidades vão te ajudar muito, mas para decidir entre as duas, separei várias informações que irão te ajudar nesta escolha.

Não deixe de ler: 4 opções de cursos para estudar inglês em Vancouver

Diferentes, mas iguais

Vancouver e Toronto tem muitas coisas em comum, coisas que são inerentes à parte inglesa do Canadá.

As duas cidades possuem muitos imigrantes, elas estão cheias de chineses, coreanos, árabes e mexicanos. A comunidade brasileiras nas duas cidades vem crescido bastante também. O melhor de tudo é que todos são muito bem-vindos ao país.

A segurança é algo muito evidente. É possível andar pelas ruas à noite ou de madrugada sem preocupações. Assaltos são raríssimos e violência também, o Canadá não tolera este tipo de comportamento e quem é pego, paga por isso.

O transporte público funciona muito bem também nas duas cidades. Além de cobrirem grande parte das cidades, é possível comprar passes mensais para viajar à vontade.

Apesar destas boas notícias, o Canadá deixa a desejar com relação ao custo de vida. Quem vai com uma moeda desvalorizada em relação ao dólar canadense sofre com os gastos em moradia, estudos e alimentação.

Algumas destas similaridades atraem a maior parte dos estrangeiros ao Canadá, mas para saber qual cidade escolher, você precisa entender as diferenças em elas.

Prós e contras

Toronto

Cidade perfeita para quem ama cidade grande, estilo cosmopolita, vida urbana e agitada.

Pontos positivos

  • Como é uma cidade mais urbana, há maior oferta de empregos, pois é onde fica a sede de grandes empresas.
  • Há infinitas opções de bares, mercados e restaurantes, inclusive restaurantes veganos. Toronto é a cidade mais vegana das Américas.
  • Toronto é cheia de parques espalhados pela cidade para tomar sol, caminhar ou fazer piquenique.
  • No frio é possível se locomover facilmente pela cidade, afinal ela tem uma parte subterrânea muito grande que conta com metrô, lojas, restaurantes e até entradas para as principais empresas e shoppings da cidade.

Pontos negativos

  • O inverno em Toronto é de castigar, as temperaturas podem chegar à -17°C no inverno.
  • O trânsito não se compara a São Paulo ou outras metrópoles do Brasil, mas já é algo para se estressar nos horários de pico.
  • Não há tantas opções de passeios envolvendo natureza muito próximos à cidade para se refugiar da selva de pedra.

Vancouver

Cidade perfeita para quem ama natureza, esportes e uma vida ao ar livre sem deixar o lado urbano de lado.

Pontos positivos

  • É uma cidade cheia de diversidade, tanto que há com uma rua decorada especialmente ao público LGBT. Todos são bem-vindos e respeitados.
  • Há muita natureza circundando a cidade. É possível fazer trilhas, passear de barco, andar de caiaque ou esqui em qualquer dia da semana, afinal é tudo pertinho do centro da cidade. As possibilidades são infinitas.
intercâmbio em Vancouver ou Toronto
  • O transporte público de Vancouver foi eleito o melhor da América do Norte. As linhas de metrô e ônibus funcionam muito bem e cobrem toda a região metropolitana.
  • Vancouver tem um clima mais quente. No inverno as temperaturas variam de 0°C a 7°C.

Pontos negativos

  • Por ser uma cidade mais quente, há muitos moradores de rua e viciados em drogas no centro da cidade. Em algumas ruas há grupos que ficam se drogando durante o dia, inclusive. Apesar de ser uma situação degradante, é possível andar por estas regiões sem preocupação.
  • Vancouver tem o aluguel mais caro do Canadá. Mesmo o aluguel sendo caro, às vezes há fila de espera para se alugar um imóvel nas regiões mais centrais.
  • Não há vôo direto para Vancouver do Brasil. Você precisará fazer escala dentro do Canadá ou Estados Unidos. Se você não possuir visto americano, precisará voar pela Air Canada e fazer parada em Toronto.
Vôo Air Canada Vancouver (2)

Vancouver ou Toronto?

Cada cidade tem suas peculiaridades, mas as duas são lindas, cheias de oportunidades e com boas escolas de inglês para seu intercâmbio.

Analise os pontos positivos e negativos, veja qual pesa mais para você para assim decidir entre Vancouver ou Toronto. 

Opinião pessoal

Eu fiz intercâmbio nas duas cidades e amei ambas. As experiências foram muito singulares e fui em diferentes fases da minha vida, Toronto em 2013 e Vancouver em 2019.

Se fosse escolher novamente, eu voltaria para Vancouver, pois amo estar perto da natureza e sou louca por trilhas e esportes. Acho uma cidade com mais equilíbrio para ter uma boa qualidade de vida.

intercâmbio em vancouver (2)

Planeje bem a sua viagem

Seguro saúde

Para fazer qualquer curso no Canadá, nem que seja uma semana de inglês, o seguro saúde é obrigatório.

Sempre recomendo este comparador de preços para fechar seu seguro, assim você consegue fazer sua cotação e garantir o preço mais baixo. E ainda tem duas boas notícias:

  • 5% de desconto com o meu cupom MIXDAMEL5 (já está incluso neste link)
  • Mais 5% de desconto pagando no boleto.

Eu amo comparadores de preços, pois eles mostram os preços mais baixos de todas as companhias, então sempre fecho os meus seguros, passagens, hotéis nestes tipos de sites.

Internet 4G

Durante qualquer viagem ter internet é essencial para não se perder, encontrar restaurantes, pontos turísticos e traçar rotas.

Se você quer ter internet 4G ilimitada no Canadá, compre seu chip no Brasil e receba em casa antes de viajar. Sempre recomendo a EasySim4u ou o Viaje conectado, pois ambas tem preço e cobertura de sinal ótimos.


Beijos,

Mel.

Não passe perrengue na sua viagem!

Reserve seu hotel ou casa pelo Booking.com
Tenha internet 4G ilimitada no Canadá com o chip Viaje Conectado ou EasySim4u
Alugue um carro com a Rent Cars
Faça um seguro viagem com desconto com o Seguros Promo
Ganhe R$179 na dua primeira reserva pelo Air BnB

Comente aqui =)