Panorama Route em Graskop | África do Sul

Panorama Route, Graskop

Durante as viagens precisamos nos manter abertos a dicas, graças a elas eu e o Pedro mudamos nossos planos e reduzimos um dia de safari no Kruger para visitar Graskop, onde se encontra a Panorama Route.

Graskop é uma cidade pequena, na província de Mpumalanga, cheia de influência européia. O centro da cidade é charmoso, com vários restaurantes e cafés gostosinhos, mas não é aí que você vai investir o tempo da sua viagem. A cidade é um dos pontos de partida para a iniciar o tour pela Panorama Route, uma rota repleta de paisagens maravilhosas como rios, formações rochosas, vales, cachoeiras e o Blyde River Canyon, o terceiro maior Cânion do mundo.

Não deixe de ler:

Panorama Route | Rota Panorâmica

A Rota tem cerca de 100km de extensão, cheia de pontos turísticos ao longo dela.




Alguns pontos são gratuitos e outros são pagos, o que interfere no horário de abertura e fechamento de cada atração, mas em geral os pagos fecham por volta das 17h. Nos gratuitos que fomos, não existia portaria, então poderiam ser visitados a qualquer hora do dia. Cuidado com o tempo, se houver neblina, provavelmente você não conseguirá ver muita coisa!

O nome Rota é muito conveniente, porque não há melhor maneira para se explicar as atrações. Você entra na estrada e os pontos turísticos vão aparecendo, um após o outro. Peça um mapa onde ficar hospedado ou siga este mapa abaixo e vá jogando os nomes no Google Maps 😉

Nosso roteiro

Dia 1

Chegamos na cidade no início da tarde e como só teríamos mais um dia, resolvemos conhecer as atrações da Panorama Route que estavam perto de nós: Berlin Falls, Lisbon Falls, e Wonder View.

As duas cachoeiras eram lindas, principalmente a Berlim, pois ficava em um lugar muito aberto cheio de natureza,  dava para vê-la de muito longe.

BERLIN FALLS PANORAMA ROUTE GRASKOP ÁFRICA DO SUL

Além do visual incrível, tinham muito babuínos pertinho de nós.

Babuíno Graskop Berlin Falls Panorama Route

Lisbon Falls, apesar de pequena, era muito bonita também.

Halloween Vinyl Photo Backdrops (backdrop roll)Depois das cachoeiras, corremos para assistir o pôr do sol em Wonder View, um ponto bem alto na estrada, onde tem um pequeno estacionamento. Não chegamos a ver se depois do estacionamento tinha algum ponto diferente para admirar, ou alguma trilha para andar, porque a vista da estrada estava linda de morrer, então ficamos por lá mesmo. Só deixamos o carro no estacionamento e fomos para a estrada onde tinha um campo aberto para ficar deitado e admirar este momento mágico da natureza.

https://www.clotstudio.com/

Foi um dos pores do sol mais bonitos que já vi na vida!

Só um foto mesmo para vocês conseguirem perceber a beleza que foi.

Por do sol Wonder View Panorama Route Graskop (2)

Dia 2

Já era nosso dia de ir embora, por isso acordamos muito cedo para ir às as três atrações mais distantes que gostaríamos de conhecer, assim conseguiríamos fazer as mais próximas se houvesse tempo sobrando para não perder o vôo.

Parada 1: Bourke’s Luck Potholes

Fomos os primeiros a entrar neste ponto, chegamos assim que o portão abriu. Assim que fomos embora, vimos vários ônibus chegando, então se programe e chegue cedo, porque as fotos ficarão ainda mais lindas.

De todos os lugares que visitamos, acho que é o que mais exigiu tempo. Além de ser um lugar maior, tem mais pontos de observação. Vale a pena ver as formações rochosas de vários ângulos, é lindo demais!

Bourke’s Luck Potholes Panorama Route Graskop (2)

Não deixe de visitar, foi um dos meus lugares favoritos da Panorama Route.

Bourke’s Luck Potholes Panorama Route Graskop (1)

Parada 2: Lowveld Viewsite

Este é um ponto gratuito no meio da estrada e que vale cada minuto de observação.

Lowveld Viewsite Panorama Route Graskop África do Sul

Quando chegamos perto da grade, nossa reação foi de silêncio e pura contemplação. O mirante é bem alto, então a visão é bem privilegiada.

Parada 3: Three Rondavels Viewsite

Junto com Wonder View e Bourke’s Luck Potholes, este foi um dos meus pontos favoritos.

O local para observação é pequeno e não tem muita estrutura, então o melhor é ir em horários alternativos para evitar grandes excursões e aproveitar a paisagem.

THREE RONDAVELS PANORAMA ROUTE GRASKOP ÁFRICA DO SUL

A vista é INCRÍVEL, de tirar o fôlego!

Parada 4: God’s Window

Aqui está minha grande frustração da Panorama Route.

Eu tinha lido super bem sobre este ponto da rota, mas quando estávamos chegando perto, a neblina começou a cair. Arriscamos pagar a entrada para ver se conseguiríamos ver algo, mas realmente foi impossível.

God's Window PANORAMA ROUTE GRASKOP ÁFRICA DO SUL

Dica: Acorde cedo e faça as atrações o mais cedo possível. A neblina costuma cair no final da tarde!



Parada 5: The Pinnacle Rock

Não íamos parar neste ponto, mas estávamos com um tempinho de sobra e ele estava bem no nosso caminho.

A observação é de uma rocha comprida com cerca de 30m de altura no meio de um vale. É muito bonita, mas não se compra com as outras paisagens. Então se precisar priorizar, visite as outras 😉

The Pinnacle PANORAMA ROUTE GRASKOP ÁFRICA DO SUL

Dá para conhecer a Panorama Route sem dormir em Graskop?

Sim! Fizemos todas estas atrações muitíssimo rápido, mas mesmo assim conseguimos passar um tempo razoável em cada uma para admirar a paisagem, já que não precisávamos fazer trilhas ou percorrer caminhos longos a pé para chegar em cada uma. O acesso a todos os pontos é muito fácil e rápido.

Para o segundo dia, por exemplo, gastamos cerca de 5 horas para fazer tudo, incluindo o tempo de estrada entre cada ponto.

Se quiser alugar um carro, como nós fizemos, use este link da Rent Cars!

Acomodação

Passamos somente uma noite em Graskop. Como reservamos de última hora, acabamos ficando sem opção e tivemos que pegar um dos únicos lugares que apareceram com vagas.

O hotel era meio macabro, hahaha, mas para uma noite, foi aceitável.

Sugiro você procurar um hotel pelo Booking por nota ou relevância. As opções são um pouco limitadas, porque a cidade é muito pequena.

Reserve seu hotel pelo Booking por este link e ajude o blog ;)

Alimentação

Estivemos por pouco tempo na cidade, mas se tudo for como as duas refeições que fizemos lá, posso afirmar que a gastronomia da região é uma delícia.

Na noite em que chegamos comemos no Garden Shed Restaurant. O restaurante é bem pequeno, fica num lugar aberto com algumas árvores no meio da estrada, é fofo e muito aconchegante. O jantar foi uma delícia!
Lá tem diversas opções de pizza e entradinhas diferentes.

Restaurante Garden Shed Restaurant Graskop Panorama Route
Garden Shed Restaurant

No almoço do dia seguinte, antes de partir rumo ao aeroporto, paramos no tradicional Harries’ Pancakes. Já tinha lido muito sobre este lugar, então não pude deixar passar.
Achei as panquecas de lá muito deliciosas, provei tanto a salgada, quanto a doce. A única coisa que não gostei foi o preço, achei as panquecas um pouco caras.

Vale a pena conhecer a Panorama Route em Graskop?

COM CERTEZA! Graskop me surpreendeu.

Em menos de 24 horas vimos paisagens de tirar o fôlego, assistimos a um maravilhoso pôr do sol e comemos muito bem. Não poderia ter sido melhor!

Graskop fica no caminho entre o aeroporto de Joanesburgo e a região do Kruger, então faça esta parada na ida ou na volta. Tenho certeza que você vai amar.

Se quiser ver mais sobre esta viagem, confira o vlog que eu fiz!

Beijos,

Mel Campo.

Não passe perrengue na sua viagem! 

Reserve seu hotel ou casa pelo Booking.com 
Tenha internet 4G ilimitada na África com a EasySim4u
Alugue um carro com a Rent Cars
Faça um seguro viagem com desconto com o Seguros Promo

4 comments Add yours

Comente aqui =)