Mitos e verdades sobre a prótese de silicone

Insatisfação corporal

Já é sabido por muita gente que a brasileira ama se cuidar e está sempre em busca de melhorar a aparência.

É difícil achar alguém que diga que está 100% satisfeito com o corpo e que não mudaria nada, né?

As cirurgias plásticas aparecem como solução, muitas vezes, para muitas destas insatisfações, principalmente quando se fala em aumento dos seios. Segundo a ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery), o Brasil é o segundo país que mais realiza cirurgias de mama no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Em 2016 foram realizadas 839.288* cirurgias estéticas no Brasil, sendo:

–19,6% Aumento de mama;

–15,6% Dermolipectomia abdominal;

–15,6% Lipoaspiração;

–9,8% Mastopexia;

–9,6% Redução de mamas;

Mitos e verdades sobre a prótese de silicone

Ouvimos tanto nas ruas e lemos tanto na internet, que às vezes não sabemos mais o que é mito e o que é verdade sobre a prótese de silicone. E já que é o procedimento mais feito no Brasil, resolvi entrevistar dois cirurgiões plásticos renomados, Dr Ivan Monteiro Jr e Dr Eduardo Ayabe Fuji, ambos são graduados em medicina com especialização em cirurgia plástica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e comandam a Plastie, clínica especializada no assunto.

Dr. Ivan e Dr. Eduardo cirurgiões plásticos Plastie cirurgia plástica Alphaville São Paulo 2

Todo mundo pode por prótese de silicone. Isso é mito ou verdade, Dr. Ivan?

RESPOSTA: Verdade. Todas as pacientes poderiam colocar a prótese de silicone. Mas avaliação do cirurgião plástico é fundamental para ver se a inclusão de uma prótese seria a melhor opção. Por exemplo, uma paciente com flacidez mamária querendo colocar uma prótese, precisaria associar a mastopexia (retirada do excesso de pele). E uma paciente que queira reduzir ou subir a mama pode não ter a necessidade de colocar uma prótese.

 

A prótese de silicone não atrapalha a amamentação. É verdade, Dr. Eduardo?

RESPOSTA: Verdade. A prótese de silicone não atrapalha a amamentação. O que poderia acontecer seria uma diminuição pequena da quantidade de leite, porque alguns poucos ductos mamários são cortados durante a cirurgia.

 

A colocação de prótese de silicone é uma cirurgia rápida e com alta no mesmo dia. Verdade, Dr. Ivan?

RESPOSTA: A cirurgia de inclusão da prótese de silicone é rápida e dura em média 1 hora. Se a paciente estiver bem, vai de alta, para casa, no mesmo dia da cirurgia.

 

Posso colocar o tamanho da prótese que eu quiser. É mentira, Dr. Eduardo?

RESPOSTA: Mentira. Existe um limite para a escolha do tamanho da prótese. As próteses grandes devem estar de acordo com a largura de tórax e a elasticidade da pele de cada paciente, e as próteses pequenas, devem ser bem escolhidas porque podem não trazer o volume desejado. Por isso, a avaliação com o cirurgião plástico é muito importante na hora de se escolher o tamanho ideal para o desejo de cada paciente.

 

Não há riscos na cirurgia de prótese de silicone. É verdade, Dr. Ivan?

RESPOSTA: Mentira. Toda cirurgia apresenta riscos e um conjunto de fatores irão proporcionar uma cirurgia segura: avaliação pré-operatória rigorosa, equipe de anestesia de confiança, hospital seguro, cuidados/ orientações/ agilidade da equipe médica em qualquer necessidade, uso da meia elástica para prevenção da trombose (TVP), prótese de qualidade comprovada, clínica bem estruturada e cirurgiões plásticos qualificados- recomendamos que sempre tenham uma boa formação e o Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

 

A prótese de silicone pode estourar. É verdade, Dr. Eduardo?

RESPOSTA: Verdade. A prótese de silicone pode estourar em casos de um trauma muito forte ou contratura capsular em grau elevado. Os silicones das próteses atuais são coesos e não espalham pelo organismo. E, em caso de ruptura, a prótese deverá ser prontamente trocada.

 

O pós cirúrgico é tão importante quanto a cirurgia. Verdade, Dr. Ivan?

RESPOSTA: Verdade. Muitas vezes imaginamos que a cirurgia é o dia mais importante, mas os cuidados pós-operatórios são tão importantes quanto. No pós-operatório cuidamos para evitar infecções, complicações, má cicatrização e cicatrizes inestéticas alargadas e marcadas. O cirurgião plástico deve orientar o uso de pomadas/ cremes, hidratantes, protetor solar, fitas de silicone para conseguirem uma cicatriz o mais discreta possível.

 

Dúvidas frequentes

Não consigo imaginar quantas dúvidas vêm à cabeça quando se fala em cirurgia plástica. Resolvi elencar algumas dúvidas pessoais e algumas que achei na internet para ajudar vocês.

 

  • Se eu peso 55kg e colocar prótese de 300ml, passarei a ter 55,6kg?
  • Sim, a colocação de uma prótese de 300mL de cada lado, terá um ganho de peso total de 600 gramas.

 

  • Quantos dias ficarei de repouso após a cirurgia?
  • A recuperação da cirurgia pode variar para cada paciente, mas o tempo médio de recuperação para a inclusão da prótese de mama, seria de 14 dias de repouso (sem fazer esforços, sem carregar peso ou elevar os braços, e sem dirigir).

 

  • Quantos dias terei que esperar para voltar à rotina normal?
  • A recuperação da cirurgia varia de paciente para paciente. Geralmente, a partir dos 14 dias de cirurgia, o médico libera a paciente para voltar à rotina, desde que não tenha exageros. Em 30 dias, a grande maioria já está adaptada à sua rotina normal. Mas, é importante lembrar que evitar a exposição solar e o uso diário do protetor solar por 6 meses, irão proporcionar um melhor resultado de cicatriz.

 

  • Qual a diferença entre Prótese de Mama, Mamoplastia Redutora e Mastopexia?
  • Essa é uma pergunta com muitos detalhes para serem explicados. Mas, basicamente, a inclusão da prótese de mama seria uma cirurgia com objetivo de dar volume/ aumentar mamas pequenas; a mastopexia seria uma cirurgia para retirar o excesso de pele de mamas flácidas e subir ao posicionamento correto- podendo incluir uma prótese junto ou não; e a mamoplastia redutora seria indicada para reduzir o volume de mamas grandes e também subir ao posicionamento correto.

 

  • Se eu colocar prótese, não vou mais precisar usar sutiã?
  • Recomendamos, sempre que possível, o uso diário do sutiã ou top após a cirurgia- para poder dar sustentação às mamas e evitar a queda precoce devido ao peso somado pelas próteses.

 

  • O organismo pode rejeitar a prótese?
  • A chamada “rejeição à prótese” pode ser chamada, na linguagem médica, de contratura capsular, e corresponderia à formação de uma cápsula de tecido pelo organismo em volta da prótese. A contratura acontece em todos os casos de colocação de prótese e tem graus variados de intensidade. A maioria dos casos tem um grau leve e não traz problemas. Mas um grau elevado- que esteja provocando deformidade das mamas ou dor incapacitante- indicaria a necessidade de troca da prótese.

 

  • Eu posso reduzir meus seios e colocar uma prótese?
  • Sim, poderia. Mas essa indicação pode ter diferentes opiniões entre os cirurgiões plásticos e, muitas vezes, é até discutida em Congressos de Cirurgia Plástica. Cada caso deve ser muito bem avaliado e uma conversa com o médico poderá confirmar ou não a necessidade de colocação da prótese- de acordo com o desejo da paciente.

 

  • Eu vou precisar trocar de prótese a cada quanto tempo?
  • A prótese deve ser necessariamente trocada apenas nesses 2 casos: na contratura capsular em grau elevado- quando tiver deformidade nas mamas ou dor incapacitante; ou em caso de ruptura- na contratura capsular avançada ou trauma muito forte. Também pode ser feita a troca nos casos em que a paciente quer trocar de tamanho.

 

  • Prótese por baixo ou por cima do músculo? Como escolher?
  • Essa decisão deve ser discutida sempre com o cirurgião plástico. Em geral, pacientes com pouco tecido mamário tem indicação para colocar por baixo do músculo e pacientes com tecido mamário suficiente, podem colocar por cima do músculo. Mas cada técnica deve ter as suas vantagens e desvantagens explicadas pelo cirurgião plástico para a melhor tomada de decisão.

 

  • Quanto tempo depois da cirurgia vou poder usar biquínis?
  • Após 30 dias de cirurgia, as pacientes são liberadas para usar o sutiã normal ou biquínis. Mas, é importante sempre lembrar que evitar a exposição solar e o uso diário do protetor solar por 6 meses, irão proporcionar um melhor resultado de cicatriz.

 

Segurança e medidas de precaução

Qualquer cirurgia precisa de cuidados, pré, durante e pós operatório, independente de sua complexidade. Listei abaixo alguns cuidados essenciais para a cirurgia de prótese de mama.

 

Pré operatório

  • Realização de vários exames solicitados pelo médico, sendo que os exames podem variar de acordo com o tipo de cirurgia;
  • Jejum oral (inclusive de água) 8 horas antes da cirurgia;
  • Não ingerir medicamentos antes da cirurgia sem autorização médica;
  • Tabagismo: orientamos a paciente a parar de fumar pelo menos 6 meses antes de qualquer cirurgia, para diminuir o risco de necroses de pelo, fibroses e infecções;
  • Evitar exposição solar pelo menos 30 dias antes da cirurgia.

 

Durante

  • A cirurgia de prótese de mama deve ser feita em Hospital com Anestesista presente na sala durante todo o procedimento;
  • Uso de meia elástica para prevenção de trombose.

 

Pós operatório

  • Ir a todas os retornos agendados para acompanhamento;
  • Usar meia elástica direto por 2 dias;
  • Usar sutiã cirúrgico por 30 dias ou até a liberação do médico
  • Evitar movimentos bruscos e carregar peso por 14 dias (não dirigir, andar de metro etc);
  • Não levantar os braços por 14 dias;
  • Evitar lugares quentes e exposição ao sol;
  • Evitar banhos muito quentes e longos.

 

Onde fazer

Acho que esta é a pior dúvida quando se pensa em um procedimento estético que envolva cirurgia. Afinal toda cirurgia tem seu risco.

A cirurgia plástica deve ser realizada sempre em Hospital com UTI por um cirurgião plástico que tenha cursado 6 anos de medicina + 5 anos de especialização na área, e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Não adianta correr atrás de preço ou local mais próximo quando falamos em saúde. A segurança e o profissionalismo devem vir antes!

 


 

Eu nunca fiz cirurgia plástica, mas resolvi trazer este conteúdo, pois a prótese é algo cada vez mais recorrente e há muitos mitos e verdades sobre a prótese de silicone. Eu espero que tenha ajudado vocês!

Os médicos da Plastie foram muito gentis em responder todas as perguntas e contribuíram com este conteúdo tão rico em informações preciosas.

Se você quiser conhecê-los, vou deixar o endereço abaixo:

 

Plastie

Cirurgia Plástica em Alphaville e São Paulo

Endereço Barueri: Al. Grajaú, 98 – 6o andar – Alphaville

Endereço São Paulo: Al. dos Maracatins, 1435 – conj. 904 – Moema

Telefone: 11 3294-5085

WhatsApp: 11 98378-5142

Site: http://plastie.com.br

Responsáveis:

Dr. Ivan Monteiro Jr – CRM 124.744

Dr. Eduardo Fuji – CRM 115.515

 

 

Beijos,

Mel Campo.

 

*FONTE: CENSO 2016 SITUAÇÃO DA CIRURGIA PLASTICA NO BRASIL (Analise Comparativa das Pesquisas 2014 e 2016). – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

http://www2.cirurgiaplastica.org.br/wp-content/uploads/2017/06/CENSO-2017_vsbcp.pdf

2 comments Add yours
  1. Oi Mel, adorei o post!
    Ficou super explicadinho e com certeza vai ajudar muitas mulheres que tem algumas dúvidas sobre o assunto.
    Eu coloquei minha prótese fazem 6 meses e posso dizer que “elas ainda não são minhas”.
    Tenho 1,62 de altura 55kg e coloquei 430ml porque eu não tinha nadinha de seios e era muito flácido devido à amamentação.
    Amei meu cirurgião, estou super satisfeita e quero fazer muitas outras cirurgias plásticas rsrs
    Adorei conhecer seu Blog, vou acompanhar sempre.
    Ótimo final de semana!
    Beijo Beijo =*
    http://www.patlopes.com/

    1. Oie Pat! 🙂
      Que bom que gostou do post. Obrigada por compartilhar sua opinião!
      Fiquei curiosa sobre a “prótese ainda não ser sua”. Você ainda não se adaptou?

      Super beijo,
      Mel @melcampo.

Comente aqui =)