Cabelos: Hidratação, Nutrição ou Reconstrução?

A hidratação não salva tudo

É difícil estar com os cabelos dos sonhos depois de muita química, mar, piscina ou até mesmo por falta de cuidados. Quando o cabelo grita, é preciso ouvi-lo e tratá-lo da forma correta.

Mas já aconteceu com vocês de alguém falar super bem de um produto e no seu cabelo ficar horrível? Imagino que sim. Cada cabelo tem uma necessidade e cada produto é feito para uma necessidade específica, então é importante ler o rótulo para casar o que você precisa com o que o produto oferece 😉

Quando pensamos em cabelos secos, quebradiços, opacos, sem vida e muitos outros problemas, o primeiro tratamento que vem à cabeça é a hidratação, mas a hidratação muitas vezes não vai resolver o problema.

Hidratação, Nutrição ou Reconstrução

Além da famosa hidratação, há o tratamento de nutrição e o de reconstrução. Cada um destes tratamentos é para uma necessidade especifica e eu vou contar agora qual 😉

Hidratação

A palavra hidratação em si já explica que este tratamento possui relação com a água e é justamente este o papel dela, repor a água que os fios perderam pelas agressões externas como sol e poluição.

Além dos fatores externos, o próprio cabelo perde sua resistência hídrica natural. Quanto mais o fio se afasta da raiz, mais fica ressecado e quebradiço, então naturalmente a raiz sempre será a parte mais hidratada do seu cabelo, ou seja, com mais água.

Como a desidratação dos fios é natural, a máscara de hidratação é a que você precisa ter sempre no box!

máscaras de hidratação para os cabelos1.L’anza Moisture Moi Moi Hair Masque | 2.All Soft Heavy Cream Redken

3. Máscara Uniq One Revlon Professional | 4. L’Oréal Paris SPA Elseve Hydra-Detox

Nutrição

A nutrição é uma reposição de nutrientes para o cabelo, muito parecida com a nutrição alimentar mesmo. Ela repõe os lipídeos, que são os responsáveis por criar uma camada de proteção nos fios. Eles protegem os fios até da perda de água, ou seja, um cabelo bem nutrido possivelmente estará sempre bem hidratado!

A nutrição pode ser feita com produtos que contenham manteiga de karité, manteiga de cacau, óleo de argan, óleo de coco, entre outros.

Máscaras de nutrição para os cabelos1. Masque Nutritive Magistral Kérastase | 2. Máscara Nutrifier L’Oréal Profissionnel

3.Acquaflora Nutrição Celular Máscara | 4. Inoar Doctor Máscara de Nutrição

Reconstrução

Quando o cabelo está quebradiço, com pontas duplas e perdeu toda sua vitalidade, provavelmente ele perdeu muita proteína nos processos químicos ou pelo uso frequente de modeladores como chapinha e babyliss. A função da reconstrução é justamente a reposição de proteínas para por em ordem a fibra capilar danificada.

A reconstrução pode ser feita com produtos que contenham queratina hidrolisada, proteína do trigo hidrolisada, proteína de soja hidrolisada, aminoácidos, cisteína e arginina.máscaras de reconstrução para os cabelos1. Máscara de Reconstrução Yenzah Power Whey Fit Cream | 2. Pro Fiber Restore L’Oréal Profissionnel

3. Redken Extreme Strength Builder Plus | 4. Schwarzkopf Bonacure Repair Rescue Treatment

Muitas vezes os cabelos apresentam até mais de um problema, aí é preciso coordenar dois tratamentos juntos sempre na ordem de prioridade.

A reconstrução é a mais importante, pois vai recuperar a fibra capilar para conseguir receber os lipídeos e vitaminas da etapa de nutrição, e por último, mas importante, a hidratação.


Espero que vocês tenham gostado e tenham entendido que hidratação não resolve todos os problemas, afinal seu cabelo pode estar precisando de outros cuidados 😉

Um grande beijo,

Mel Campo.

Comente aqui =)