Upcycling: o que é + antes e depois

Upcycling

No final do ano passado fui convidada pelo Senac para uma aula especial para comemorar o aniversário de 70 anos da instituição.

O tema da aula, que foi mais um workshop, era upcycling, termo que está sendo ouvido muito ultimamente. Fiquei super curiosa e feliz com o convite, pois nunca tinha botado a mão na massa mesmo!

Definição

Upcycling é o processo de transformar produtos inúteis e descartáveis, ou até mesmo produtos que ainda são úteis, mas já se tornaram obsoletos ou sem uso em novos materiais. Diferente da reciclagem, que destrói a forma e então transforma em algo novo, o upcycling utiliza materiais no fim de vida útil na mesma forma que ele está para uma nova utilidade.

É importante dizer que o upcycling não se restringe à moda, ele pode ser praticado em diversos segmentos. Então é só botar a criatividade em jogo 😉

 

O workshop do Senac

Antes de iniciarmos o workshop, batemos um papo sobre consumo consciente, afinal se o mundo da moda continuar como está, não haverá mais rios de águas límpidas, e sim rios de tinta, o trabalho escravo poderá piorar e muitos outros problemas podem vir à tona.

O upcycling surgiu da preocupação com este consumismo desenfreado, e propõe justamente o contrário. Ao invés de consumir loucamente tudo o que é novo, a ideia é transformar o que já está no guarda-roupa e está esquecido em algo novo e totalmente diferente.

Diferente de apenas customizar, a ideia é revolucionar mesmo e até misturar peças diferentes para resultar em outra.

 

Antes e depois

Eu levei uma peça que estava esquecida no meu guarda-roupa, uma camisa jeans sem mangas com nozinho na frente.

Como eu queria muito uma jaqueta bomber, fui atrás de uma outra peça sem uso para por a ideia em prática. Achei uma calça de suede, onde as pernas seriam minhas mangas, aí só faltava achar os acabamentos da jaqueta. E em outra jaqueta preta, achei o que faltava: punhos, gola e barra.

 

  • Passo 1: O primeiro passo é desfazer as costuras com ajuda do descosturador nos locais onde você emendará outras partes, tanto na peça principal, como nas peças de apoio.
  • Passo 2: É hora de pregar as peças soltas com alfinete umas nas outras e ver se é preciso de ajustes ou recortes.
  • Passo 3: Depois de cortar e ajustar, é hora de ir para a máquina e aproveitar os alfinetes que você colocou. Eles ajudarão na hora de costurar tudo.

 

Escrevendo em passos parece super fácil, mas não é! Precisei de ajuda de dois professores na máquina de costura, já que não sou provida deste talento, haha.

 

Olhem o resultado da minha camisa que virou jaqueta bomber 🙂

 

Upcycling transformação antes e depois

Senac

Nunca tinha feito curso ou workshop no Senac. Vou dizer que este me animou muito em aprender mais!

A instituição conta com 60 unidades distribuídas em 43 cidades.

São oferecidos mais de 1.200 cursos divididos em 11 áreas de conhecimento.

 

Gostaram de conhecer mais sobre upcycling? Eu AMEI!

 

Beijos,

Mel Campo.

One comment Add yours

Comente aqui =)