Livro e filme da vez: Maze Runner (a quadrilogia)

Estou devendo várias resenhas de livros por aqui, afinal estou consumindo-os igual comida mesmo! Hehe.

E o bacana de escrever sobre eles, é que você acaba refletindo mais sobre toda a história. Tô amando escrever.

Li uma “trilogia” recentemente chamada Maze Runner, que já tinha virado filme. E dessa vez, resolvi ser paciente e ler o livro antes de ver o filme – Eu nunca consigo fazer isso! Hehe. Aí não consigo ler o livro depois =P

O mais engraçado dessa trilogia, é que me falaram tanto ‘trilogia’, que eu só li 3 livros, e descobri bem hoje que existe um quarto livro! Hã? Como assim? Então é uma quadrilogia! E agora tô mais curiosa do que nunca pra ler, porque o terceiro livro acabou tão perfeitamente como um fim de história mesmo, que na minha cabeça seria impossível ter outro livro.

Quadrilogia Livros Maze Runner

A história é mais uma ficção de aventura jovem, e vai um pouco na onda de Jogos Vorazes, Estilhaça-me e Divergente. Até achei esse meme de Maze Runner com Jogos Vorazes:

Meme Jogos Vorazes e Maze Runner

Hahaha, achei bom!

As histórias de todas essas produções envolvem crianças, adolescentes e jovens que são submetidos à provas que podem custar suas vidas, todas as histórias são futuristas mostrando o mundo organizado de uma maneira diferente e sempre o protagonista é o ‘escolhido’ pra enfrentar o sistema. E em todas, claro, há um romancezinho =P

A fórmula dessas sagas parece ser a mesma, mas o resultado de cada uma é muito diferente.

No caso de Maze Runner, o protagonista é um menino chamado Thomas, o que já diferencia das outras sagas. O livro e a narrativa são bons. O escritor consegue te prender, colocar suspense e aventura de uma forma não tão pesada – pra quem achou Jogos Vorazes muito pesado, essa é uma opção.

Thomas Maze runner

O nome já conta um pouco do que vem pela frente: Maze Runner = Corredor do labirinto. E o que eu achei bacana no início do primeiro livro é ninguém ter lembranças do passado e todos morarem em uma Clareira, onde há esse labirinto enigmático pra ser resolvido. Isso me deixou tão encantada achando que toda a história giraria em torno no labirinto, afinal o próprio nome trazia isso, que me decepcionei um pouco, afinal, muitas coisas surgem ao decorrer da história – e eu não vou dar spoiler aqui.

Segue a sinopse do primeiro livro:

Em um mundo pós-apocalíptico, o jovem Thomas (Dylan O’Brien) é abandonado em uma comunidade isolada formada por garotos após toda sua memória ter sido apagada. Logo ele se vê preso em um labirinto, onde será preciso unir forças com outros jovens para que consiga escapar.

O balanço do primeiro livro foi bom pra mim, mas o filme deixou a desejar. Tudo bem que a história é somente baseada no livro, mas eu achei que mudaram muitas coisas mesmo, partes que faziam super sentido pra história. E o labirinto, sabe aquele? Veio com menos destaque ainda. Se eu não tivesse lido o livro, com certeza teria gostado bastante, porque o filme é bacana de ver.

Casting Maze Runner

Eu só quero ver como serão as produções dos próximos livros, se distorcerão tantas coisas igual ao primeiro, afinal, o segundo livro, por exemplo, é SUPER bacana e acontecem várias coisas inusitadas em um deserto, dignas de uma ‘não produção’ pra não estourar o budget. By the way, foi o livro que eu mais gostei da saga.

O terceiro livro também é bom, mas um pouco confuso. Agora o desfecho dele, como eu comentei, já era um final de história pra mim. Quero só ver o que esse quarto livro tem pra me mostrar!

E aqui vai o trailer do filme. Acho que quem não leu, vai gostar viu 😉 Mas recomendo mais os livros.

E ainda sobre todas essas sagas com histórias semelhantes, vejo uma mensagem muito direta pra nós: pode ser que em um futuro, talvez nem tão próximo, precisemos nos organizar de uma maneira diferente pra sobreviver. E talvez nem isso seja a fórmula, teremos que lutar pra descobrir…

Beijos,

Mel.

9 comments Add yours
  1. Bem bacana a sua resenha, Mel.
    Me fez ter vontade de conhecer essa história mais a fundo!
    Tenso pensar no futuro dos nossos bisnetos, no ritmo que o mundo anda, lutar vai ser pouco :((
    Curti o post! Beijão! :**

    Bia,
    http://blogsince85.com

    1. Ah Bia, nem fale!
      Quando vejo esses filmes e leio esses livros faço uma relação automática! =(

      Obrigada, querida!!!
      Beijos,
      Mel.

  2. Assistir o filme tem um bom tempo, não gostei muito, achei justamente que era uma forçava a barra com relação a Jogos Vorazes, que eu adoro! Mas, sempre acredito que quando se ler o livro a pegada é diferente.
    vidaaos30.wordpress.com

    1. Leiliane, acho que vale a pena dar uma chance pros livros, viu 😉
      Até porque ainda tem muitos filmes vindo pela frente ainda.

      Beijos e obrigada pela visita!
      Mel.

Comente aqui =)